Não existe governo corrupto em nação ética. A frase não é minha, mas diz muito! A gente vê isso todos os dias, no trânsito, na fila do banco, nos bancos escolares.
Quantos atestados médicos os professores receberam em 2017, provindos de alunos que perderam a prova? Quantos motoristas estacionaram "só um minutinho" na vaga preferencial? E aqueles estudantes em final de curso que encomendam o "TCC" ou copiam tudo da internet?
Quantos "direitos" reclamados, nem todos necessários, mas como "tem direito" tá valendo?
Quanto vandalismo gratuito, depredando o patrimônio que é de todos? Não tem guarda nem policiamento suficiente para deter a falta de educação e respeito! Já presenciei uma senhora, sim, longe de qualquer suspeita, "levando" várias mudas de flores do canteiro da Avenida Rio Branco. Era para plantar em casa!
Isso para citar só (só!?) alguns exemplos!
Não sei se a nossa crise é política ou moral. Aposto na segunda opção. E faz tempo. Vejo muita gente destilando opinião nas redes sociais e detonando quem não pensa igual. Mas percebo que todo mundo tem opinião, um raso conhecimento em muitas vezes, mas uma profunda opinião sobre tudo. Desconheço povo tão culto. Entendem de tudo, todas as áreas! É fantástico. Só não combina com a situação do país. Gente tão honesta, tão culta, tão preocupada com as questões sociais, de educação, de cidadania. Não era para estarmos nesta barafunda.
Mas, como eu disse, opinião. Atitude, mesmo, é raro. Atitude que faz diferença, que muda realmente, que interfere no que não anda bem. Atitude que muda a visão e o comportamento das meninas nas escolas para que possam realmente ter o tal empoderamento. Atitude que diminui a violência porque trabalha a arte, o esporte, a cidadania desde a infância, fazendo com que cresçam num ambiente diferente, longe das drogas, da miséria e da violência que vêm junto com tudo isso. Tenho quase certeza que o povo que destila opinião nas redes sociais não conhece a realidade fora da quadra.
Atitude que qualifica, que abre portas, que dá oportunidade, que transforma. A gente cansa de tanta opinião sem atitude nenhuma. É muita discussão disso, grupo de discussão daquilo, mas para por aí. Citam todos os filósofos, antropólogos, mas e daí? Exibem o seu profundo conhecimento teórico da vida em sociedade.
O que nos salva - e tem um termo bíblico que fala no "sal da terra" porque são poucos, mas fazem muita diferença - são alguns seres iluminados. A gente conhece vários, na cultura, no esporte, na cidadania. Tem luz no fim do túnel. Porque enquanto tem o povo da opinião, da discussão, tem gente que arregaça as mangas e abraça para si uma responsabilidade que é de todos. O mundo não muda. Quem muda são as pessoas. E só com atitude é que vamos construir um mundo melhor. A frase "não existe governo corrupto em nação ética" diz muito sobre todos nós. É que é difícil apontar o dedo em direção a si mesmo, mas é uma experiência necessária.